Escola Lignum Educação Infantil

Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico da escola Lignum, têm como ponto inicial a formação integral da criança, proporcionando-lhe, desde cedo, um espaço vivo de informações sobre diferentes conteúdos que compõem o universo de conhecimentos contidos no nosso mundo.

Colocamos como prioridade o meio natural em que cada criança vive,podendo garantir que nossos planejamentos, em cada área de conhecimento, sejam adequados à faixa etária com que trabalhamos, respeitando o desenvolvimento de cada criança. Temos um projeto pedagógico que toma como ponto de partida a realidade e os conhecimentos infantis, ampliando-os por meio de atividades com significação concreta para a vida da criança e que, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos.

Nossa proposta pedagógica é desenvolvida baseada na teoria construtivista sócio-interacionista, na qual a criança constrói progressivamente seu saber, por meio de atividades e interação com o meio em que vive e intermediadas pela ação do educador.

Nossos Projetos

Plantar e Cultivar

Visando conscientizar as crianças quanto às questões da Fauna, Flora e Meio Ambiente, que a Escola de Educação Infantil Lignum, irá desenvolver o Projeto “Plantar e Cultivar”.

De uma maneira dinâmica, pedagógica e social, o Projeto “Plantar e Cultivar” tem o intuito de que as nossas crianças tenham como aprendizado acadêmico e pessoal a importância do Meio Ambiente.

Mascote da Escola

Este projeto tem como intuito desenvolver a identidade e autonomia das crianças, assim como responsabilidade e afetividade. È válido ressaltar que as crianças participarão de todas as etapas do projeto, desde a criação colocando o uniforme da escola no boneco e escolhendo um nome para ele. Todo esse processo será realizado de maneira lúdica de acordo com cada faixa etária, tornando a aprendizagem prazerosa e significativa.

Aniversário do seu Alfabeto

O projeto em questão baseia-se na história abordada no livro “O aniversário do seu Alfabeto”,escrito por Amir Piedade. Nas classes de educação infantil e alfabetização acontecem os primeiros contatos das crianças com as letras. Com isso, a visualização das mesmas é de fundamental importância para que os pequenos sintam-se seguros e ao reproduzi-las para o papel, afinal ainda não aprenderam como é a grafia correta das vinte e seis letras do alfabeto.

Tendo em mente a importância da sistematização do ensino do alfabeto, no momento do planejamento. Vejo que esta sistematização fica muito mais significativa quando partimos para um trabalho lúdico em que os alunos possam interagir sentindo-se integrados.

Galinha Ruiva

O projeto em questão baseia-se na história abordada no livro “A galinha Ruiva”, recontada por Elza Fiúza, e se propõe a trabalhar a alfabetização e socialização das letras com os alunos da Educação Infanti. Observando como tema central “Pluralidade Cultural”, exemplifica a solidariedade, cooperação, trabalho e cidadania.

Oportunizando simultaneamente a compreensão da relação palavras/imagens e a identificação do gênero literário fábula, que se faz pertinente à cultura oral e escrita.

Este projeto visa trabalhar a alfabetização, por meio da história “A galinha ruiva”, de forma lúdica, abordando tema sobre a solidariedade para estimular o trabalho de cooperação entre os alunos. Tais ações podem oportunizar ao aluno momentos de interação com os colegas em situações de trabalho coletivo.

Endereço

Rua Primo Parcari, Nº163
Medeiros, Jundiaí - SP

Telefones

(11) 4525-9314

E-mail

contato@escolalignum.com.br

Redes Sociais